quarta-feira, 26 de março de 2008

COMEÇA O BOICOTE AO MONET

Mais de duzentos estudantes, reunidos hoje cedo no terceiro andar, aprovaram as reivindicações (ver abaixo) elaboradas em reuniões abertas do CAVH e decidiram pelo início imediato de um boicote ao Monet até que elas sejam cumpridas.



Há muito que estudantes, funcionários e professores reclamam dos maus serviços do Monet e de seus preços altíssimos. Mesmo com queixas por parte dos órgãos de “decisão” da Faculdade (CTA e Congregação), a Fundação renovou por mais dois anos o contrato da lanchonete. E de lambuja fechou a unidade do sexto andar. A Direção prometeu (veja cópia do e-mail abaixo) que haveria outras empresas no terceiro andar. Não cumpriu.



Na impossibilidade de qualquer diálogo, nos resta mostrar força para sermos escutados, queiram eles ou não. Ninguém comerá no Monet até que haja uma resposta satisfatória, até que os preços tenham como parâmetro um público consumidor estudantil e não executivo, até que os salgados não sejam duros e “recheados” de massa, até que haja mais funcionários e mais organização para melhor atendimento nos horários de pico.



Participe ativamente do boicote, traga suas idéias e vontade de mudar as coisas (e talvez uma pipoquinha ou pão com manteiga). Enquanto durar o boicote iremos nos reunir na rampa do auditório do terceiro andar para avaliar e organizar as coisas, trazendo cada vez mais gente pro nosso lado, até que Monet e Fundação não tenham outra alternativa que não fazer sua obrigação: nos prover, de forma transparente, um serviço decente a preço justo. Nada mais.


------

CARTA DE REIVINDICAÇÃO DOS ESTUDANTES

Não é de hoje que os freqüentadores da Fundação Cásper Líbero encontram dificuldades nas suas dependências. Nos últimos anos, muitas reclamações foram feitas em relação aos serviços, essenciais ao bom funcionamento da Faculdade, Televisão e Rádio. O restaurante e lanchonete Monet - que cobra preços abusivos, possui monopólio no atendimento e não oferece boa qualidade - tem sido apontado como um enorme empecilho, já que não há compatibilidade com nossas necessidades.

Por isso, reivindicamos que sejam tomadas providências para que as funções da Fundação sejam melhoradas. Já houve diversas tentativas de diálogos. No órgão máximo de deliberação da Faculdade - a Congregação -, o descontentamento foi colocado em pauta pelos professores e representantes discentes: alguma providência deveria ser tomada. O resultado foi que a Fundação fechou o outro ponto de serviço do restaurante, sobrecarregando os serviços, e tomou o local para desenvolver suas próprias atividades, estranhas aos interesses da Faculdade. Ainda chegou a anunciar que outra lanchonete seria aberta há meses...

Além disso, não é disponibilizado o contrato com a rede Monet, nem com outras empresas prestadoras de serviços - como Xérox, etc. Nós encontramos grandes dificuldades para xerocar os materiais; perdemos tempo nas filas do Monet atrasando as aulas, e somos multados abusivamente na biblioteca; entre outras coisas. Há uma grande nebulosidade nas contas da Fundação; não conseguimos compreender porque somos obrigados a pagar tanto por esses serviços fundamentais.

Exigimos, assim, os seguintes pontos:

Que no espaço da antiga lanchonete, situada no 6º andar, seja construído um bandejão – aberto a funcionários, professores e estudantes – a exemplo de outras faculdades como PUC, São Judas, Fundação Santo André e também de outras emissoras de TV como SBT e Band;

Que o contrato da rede Monet seja aberto;
Que a lanchonete e o restaurante universitário cobrem preços compatíveis com estudantes e funcionários, e que ofereçam produtos e serviços com qualidade e eficiência;
Melhorias nos serviços prestados aos alunos pela Fundação e pela Faculdade;
Transparência nas relações da Fundação Cásper Líbero com a Faculdade Cásper Líbero;
Que a direção da Fundação marque uma audiência pública, na semana do dia 31 de março, com os estudantes para discutir os as reivindicações acima citadas.

-----

E-mail da Direção, mandado pelo Centro de Eventos em 29/08/2007:



Comunicamos a alunos, professores e funcionários que, a partir de 1º de setembro próximo, a Lanchonete Monet instalada no 6º andar será desativada, em função de um remanejamento de setores internos da Fundação. Sendo assim, a área de alimentação ficará concentrada no 3º andar, cujo projeto prevê, inclusive, a instalação de outras empresas de alimentação, com o objetivo de ampliar a qualidade de produtos e serviços oferecidos.


A Direção


Nenhum comentário: