segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Aspas bem educadas - Elio Gaspari

CALMON, O GRANDE

Alguém deveria colocar uma placa na sede do Centro Acadêmico 11 de Agosto, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Diria assim:"Sendo governador do Estado de São Paulo o ex-presidente da União Nacional dos Estudantes José Serra e o secretário de Justiça o advogado Luiz Antonio Marrey, a tropa de choque da Polícia Militar entrou neste prédio e desocupou as instalações invadidas horas antes por militantes da UNE e do MST. Os policiais detiveram 200 pessoas, levando-as para uma delegacia, onde permaneceram por pouco tempo.A ação, solicitada pelo diretor da escola, João Grandino Rodas, deu-se às 2h do dia 22 de agosto de 2007."

Bons tempos aqueles em que Pedro Calmon (nada a ver com o advogado da gestante), reitor da Universidade do Brasil, foi chamado à Faculdade de Direito do Rio. Ela estava ocupada por estudantes. Calmon tinha subido alguns degraus da escadaria quando entrou um tenente da PM, com seus soldados O reitor cumprimentou-o e pediu que voltasse para a rua. Explicou:"Aqui só se entra com vestibular."

Há lembranças de que a frase de Calmon foi inscrita em bronze e colocada colocada no saguão da faculdade, no prédio do velho Senado do Império. Se foi, não está mais lá. (Alô, Alô, ministro Gilberto Gil, o casarão está caindo aos pedaços.)

São aventurosos os tempos dos estudantes. Quando eles passam dos 50, lembram com orgulho e carinho daquilo que fizeram quando tinham 20. A primeira cacetada da PM é como sutiã, ninguém esquece.

3 comentários:

Anônimo disse...

Aí filhotes de papai, que tal trabalhar um pouquinho?

PS: Que número excessivo de comentários neste blog, hein?

Anônimo disse...

Você entra todo dia, leitor número 1 (número único?). E a gente adora, é mais divertido que o Cansei...

Larissa Menon disse...

hahahahaha, pelo menos a gente tá envolvido com alguma coisa...

só a gente precisa trabalhar? quem tá parado esperando pra criticar, não?