sexta-feira, 4 de abril de 2008

a reunião com a Direção

Nesta quarta feira, representantes dos estudantes mobilizados no boicote se reuniram com a Direção da Faculdade Cásper Líbero. Enviamos quatro representantes, que se reuniram por quase três horas com a Diretora Tereza Vitali, o vice Welington Andrade, o gerente administrativo Eric (que disse estar representando também a Fundação) e o representante discente no CTA Lucas Ribeiro (convidado pela Direção).
Comparecemos à reunião por haver compromisso por escrito de que a decisão seria tomada pela Faculdade e acatada pela Fundação. Ou seja, pela primeira vez em muitos e muitos anos há uma pitada de autonomia pairando sobre a Cásper, o que não é pouco, o que só se deu pela mobilização dos estudantes.
TV disse que a intenção da reunião era nos ouvir, então colocamos que não abríamos mão dos pontos definidos como reivindicações do boicote: melhor qualidade, preços mais baixos, contrato aberto e relações mais transparentes. Adcionamos a este a questão, discutida em assembléia, da exigência de que o futuro restaurante contrate os funcionários que já estão no Monet. Apresentamos inclusive argumentos legais que respaldariam tal decisão.
Eric a todo momento tentava impor limites supostamente jurídicos a nossas reivindicações, e nem ele nem TV ou WA sabiam coisas básicas como se o contrato com Monet está de fato vencido ou se proibe que o Monet tenha fechado o restaurante como fez. O que disseram foi que o contrato tinha duração indefinida e que NÃO FOI renovado ano passado, como o próprio Welingotn afirmou em Congregação. Não foi renovado porque a Fundação fez uma série de exigências que o Monet não tinha se mostrado disposto a cumprir. Seguiam empurrando o problema com a barriga, portanto, até que o boicote os pressionou a tomar uma atitude.
Foi acordado que essa comissão de estudantes irá acompanhar todo o processo de escolha do novo restaurante, ou dos novos. Incialmente o espaço seria o mesmo do terceiro andar, portanto dificilmente mais do que duas opções serão implementadas. O processo não deve demorar menos do que dois meses.
Também nos foi proposta a realização de uma pesquisa entre os alunos, a ser sistematizada pela comissão, a fim de termos elementos concretos de avaliação dos interesses destes. A pesquisa ainda não está fechada, mas deve ser feita na semana que vem.
Comprometeram-se também a nos abrir as propostas de todos os interessados que entrarem em contato com a Fundação, e que haverá abertura total para que nós façamos contato com fornecedores que nos interessem.

Nenhum comentário: